PINS

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Como dar CHOQUE TÉRMICO em Chocolate

Bom Diaaaaa!
Chocolate, chocolate, choco choco choco chocolate!!!!
Gente, eu aaaaaaamo chocolate. E trabalhar com chocolate é uma ótima terapia!
Então aqui vou colocar algumas informações pra quem vai começar a trabalhar com ele.
Espero que te ajude.


O Chocolate...
Ja vou avisar que estou inspiradissima, e o papo vai ser longo!
Vamos começar pelo chocolate em pó...
Chocolate em pó é um preparado de cacau em pó  que tem açúcar, amido e aromatizantes. Um bom chocolate em pó tem concentração de cacau a partir de 32%. Algumas marcas nacionais possuem chocolate a 50% como a Mavalério e a Harald e a Nestle têm 32% e 50%. Já as marcas importadas encontramos alguns outros tipos de concentração, como a Hershey's que tem concentração até de 100%, embora não seja muito comum o uso desse tipo de produto. Se um dia vc tiver a idéia de  transformar uma receita de bolo comum, por exemplo, em uma receita de chocolate você deve diminuir a quantidade acrescida de chocolate em pó da quantidade de farinha, ou seja, um bolo de 3 xícaras de farinha vira 2 xícaras de farinha + 1 xícara de chocolate em pó. Entendeu?!


Achocolatado (Nescau, Toddy...): por definição é preparado de chocolate acrescido de açúcar e aromatizantes com baixo teor de cacau por volta de 12%.

Chocolate em Barra
Antes de mais nada vamos entender o que é um chocolate - É uma mistura de massa de cacau, manteiga de cacau, aromatizante natural de baunilha, açúcar, leite e lecitina de soja. (As quantidades variam de acordo com o tipo, pode ser acrescido de malte, castanhas...).

Aaaaantigamente os chocolates eram apenas branco, ao leite, meio amargo, amargo e só. Agora teve uma revolução nesse universo e esses termos ganharam ramificações por quantidade de sólidos de cacau... De acordo com a legislação vigente um chocolate para ser chamado de chocolate tem que ter no mínimo 25% de sólidos(massa) de cacau em sua composição (informação da ANVISA), manteiga de cacau como gordura e no máximo 5% de outro tipo de gordura (tenho vergonha desse último componente). 

Explicando melhor como é que ficou essa divisão de chocolates:
 Agora cada um apresenta uma série de características que o qualificam dentro de cada tipo: 
- Amargo: Vai desde um pouquinho amargo até amargão e a porcentagem de cacau vai de 47% a 70 e tantos %. As receitas em geral pedem especificamente chocolate amargo 60%. Uma dica bacana é sempre ter um em casa um chocolate na casa dos 53% a 60% que vai atender a maioria das receitas.
- Ao leite: Tem um sabor mais docinho com notas de leite e caramelo. A concentração de cacau fica próxima a 33% (claro que há uma variação maior estou generalizando).
- Branco: O chocolate branco agora já pode ser considerado chocolate desde que atenda algumas norminhas como ter no mínimo 20% de manteiga de cacau em sua composição. Mas tem suas peculiaridades, um bom chocolate branco deve ter aproximadamente 30% de manteiga de cacau e principalmente aqui é primordial dar preferência ao chocolate que tenha apenas manteiga de cacau em sua formulação e aroma de baunilha natural. A variação aqui fica por conta do aroma que vai do mais caramelado ao leite.

E ainda tem o chocolate hidrogenado, o fracionado e um tal de COBERTURA?
Na realidade não existe chocolate hidrogenado! Ohhhhhhhhhh... de acordo com a ANVISA, chocolate só é chocolate se a única gordura for manteiga de cacau (mais aqueles idiotas 5% tolerados de outra gordura) de restante todos que substituem totalmente a manteiga de cacau são coberturas então aí o termo correto é cobertura de chocolate hidrogenado, fracionado e por aí vai. Isso mesmo! A coberturas tem a manteiga de cacau substituídas por óleo de algodão, palma, soja, coco... 
Esses tipos de cobertura, como o próprio nome já diz servem para banhar bombom, trufas, fazer acabamentos e decorações e não devem, ou não deveriam, ser usadas em substituição ao chocolate. Pelo precinho tentador e a facilidade de se trabalhar dispensando a temida temperagem as coberturas também evoluíram e ocupam um pedação do mercado além de também possuem diversas “qualificações” de que vão da cobertura basicona a premium. Só para dar uma luz diferenciar um pouquinho.
- Cobertura de chocolate hidrogenado - A manteiga de cacau é substituída por óleo derivado da soja.
- Cobertura de chocolate fracionado - Manteiga de cacau é substituída por óleo de palma.

Comprei, fiz minha receita e sobrou. E agora como guardo?
O chocolate tem que ser armazenado em local seco e fresco ou seja livre da umidade e do calor. Depois de aberto deve ser guardado bem embaladinho de preferência em plástico filme e acondicionado em um saco grosso (tipo aquele ziploc) extraindo o máximo de ar possível. Não PODE ficar perto de ingredientes ou produtos cheirosos, pois pegara o cheiro do outro produto. Certo!

CHOQUE TÉRMICO
Você irá precisar de pelo menos 2 tigelas de vidro (1 para derreter o chocolate e outra para resfria-lo), NÃO PODE SER TIGELA DE PLASTICO. Uma panela para fazer derretimento em banho maria, OU o microondas.

Bom, após derreter o choclate (veja o video) eu fiz o resfriamento despejando o chocolate em outro recipiente limpo e seco, que deixei resfriando na Geladeira e não no freezer por 10 min., provocando o choque de temperaturas e o resfriamento.
Após resfriado, o chocolate deve atingir a temperatura de :
29º ( ao leite)
30º ( branco)
31º ( meio amargo)
Caso você não possua termômetro, pode medir a temperatura pelo contato com a pele: Coloque um palito no vasilhame com o chocolate. Leve-o abaixo do lábio inferior. A sensação de frio no contato com a pele demonstra que o chocolate atingiu a temperatura desejada.
Atenção! Este não é um método recomendável para as mulheres que estão no período da tensão pré-menstrual ou durante a menstruação, quando a sua temperatura interna não se encontra normal.
Aqui não vou me estender muito, pois ja tem o video.
Quaquer duvida me mandem mensagem!

Importantíssimo!!! Ao comprar uma barra de chocolate você deve atentar para o seguinte:
- Dê preferência a chocolates que possuem apenas manteiga de cacau como gordura em sua composição.
- Dê preferência a chocolates que usam aroma natural de baunilha em sua composição.
- Leia a embalagem, veja as especificações na dúvida ligue para o fabricante e pergunte.

Se você for viajar ou estiver em um lugar que tenha algumas dessas marcas experimente e não fique só no chocolate ao leite, não! Ouse! Vale a pena! Ou se quiser entrar no site e ver a quantidade de produto legal , dicas e receitas super legais, Aqui estão algumas sugestões:


Amma, Amano, Amedei, Bonnat, Callebaut, Claudio Corallo, Dagoba, Felchlin, Green & Black, Grenada, Guittard, Michel Cluizel, Pralus, Slitti, Tcho e Valrhona.


Ufa! Acho que ja deu né ...

Agora é so assistir o video!





Grande bj para todos vcs!!!!


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como aplicar Tecido em parede

Ola pessoal, Espero que vcs estejam bem!
Hoje eu vim compartilhar com vcs uma dica de decoraçao.
Eu comprei o tecido em uma loja de tecido comum, que foi na Colchoaria Maringa, na av. Santos Dumont, 907 lá tem muita opção de tecidos.
Caso alguém queira ligar o fone é: (44) 3025 4838

Usei tecido normal (gorgurinho), não foi aquele tecido autocolante, acho ele muito caro. Também
usei cola branca, pincel e rolinho de pintura, fita adesiva (durex largo),  estilete e tesoura.

Gente eu não consegui filmar a mediçao da parede, mas se vc levar a medida da sua parede na loja de tecido, provavelmente o logista te ajudará na medida certa. Sempre compre com sobra, pois vc terá que casar os desenhos.
É só seguir o video:



Espero que gostem
super bj

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Macarrão no microondas

Ola pessoal!

Feliz 2016!!!!



Gente, bora fazer um macarrão maravilhoso e super rápido?!

Você vai precisar de:

1/2 pacote de Macarrão Fusilli, parafuso, (250 gr)

Agua até ficar rente ao macarrão

1/2 tablete de caldo de galinha

1 fio de azeite

oregano a gosto

sal a gosto

1 pct pequeno de champignon  fatiado

1/2 xic de ervilha congelada

1/2 xic. de milho cozido

 2 col (sopa) de requeijão

2 col (sopa) de creme de leite fresco

250 gr de peito de frango defumado
250 gr de queijo prato

Modo de preparo

Siga o video







Espero que gostem

bj Erica Nogueira

sábado, 9 de janeiro de 2016

Como colocar varal de teto

Ola pessoal!

Feliz 2016. Vamos fazer nossas metas virarem realidade neste de oportunidades maravilhosas.



Gente tem video novo, HEEEEEE! E desta vez eu vim compartilhar com vocês, como se coloca varal de teto ( aquele de apartamento sabe?). É facil.... rsrsrs



A 1ª vez que coloquei em minha casa, eu gastei umas 3 horas. Mas, hoje gastei apenas 30 minutos e isso porque eu estava gravando.



É só ver o video.



Me mandem sugestões para este ano. bjuuuuu








terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cabelo curto, como secar, dicas e truques.

Ola meninas e meninos! Tudo bem com vcs?!

Gente nos ultimos meses decidi que queria meu cabelo curtinho novamente ( ja usei curto muitos anos), então fui cortando gradativamente.



















Este foi o de agosto. Mas eu ainda nao estva contente.

Até que este mês eu consegui.

No video estou mostrando como faço para arruma-lo etb dou algumas dicas. Ficou um pouco longo, mas vale a pena.

Espero que gostem!




Grande bj
Érica Nogueira




domingo, 19 de julho de 2015

Torta Red Velvet com Cream Cheese e Frutas Vermelhas

Oi meus queridos leitores. Espero que estejam bem!

Hoje estou super inspirada, e gostaria de compartilhar com vcs esta deliciosa receita de torta Red Velvet. É muito fácil e tenho certeza que vc vai amar, a receita esta logo abaixo e para o preparo é só seguir o video.

Receita da Torta Red Velvet

Ingredientes Massa
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 3/4 de xícara de açúcar (150 gr)
- 1 ovo
- 2 1/2 colheres de sopa de cacau em pó natural (de preferência) 
- 1colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (peneire a farinha 2 vezes)
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 1/2 colher de chá de vinagre branco
- 1/2 xícara de buttermilk  (1/2 xícara de leite + 1 colher de chá de vinagre. P.s. Além do vinagre que a receita já pede!)
Opção de corantes:
a) 1 colher de sopa de corante em gel; ou
b) Bata o buttermilk com uma beterraba crua e coe para ter 1/2 xícara de buttermilk de beterraba

Receita da Cobertura Cream Cheese

Ingredientes da Cobertura
100g de chocolate branco derretido e frio
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de cream cheese em temperatura ambiente (1 potinho)
300g de glaçúcar
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Espero que gostem!!!



Compartilhem e deixem seus comentários, terei o maior prazer em responde-los!
bj


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Jeans Desfiado

Ola meninos e meninas. Tudo bem com vocês?

Espero que sim!

No fim dos anos 90 usei muito Jeans desfiado...E não é que esta moda voltou?!

Então eu vim ensinar pra vocês como desfiar seu Jeans. É super facil, pode ser usada em qualquer Jeans.

Você precisará de:
  1. 1 lixa de pé
  2. 1 lixa de unha (se quiser um desfiado bem discreto)
  3. 1 Tesoura
  4. 1 Giz de costura (alfaiate)
  5. Uma peça em Jeans
Só isso!: )

Se você quiser fazer para usar no mesmo dia, comece logo de manhã, pois o efeito final se dará apo;s lavar a calça ou peça escolhida.

Quando vc fizer, mande fotos pra eu colocar aqui no blog e no Instagran

Siga o video!


Mil bjs